sexta-feira, 3 de julho de 2009

O tão falado DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Qual a primeira coisa que lhes vem à cabeça quando se fala em "Desenvolvimento Sustentável"?
Vejo muitos falerem só em meio-ambiente, enviorement......outros: "- temos que economizar a água e o mundo estará salvo!", reduzir gastos com energia elétrica e trocá-la por fontes alternativas, eólica, solar, nuclear........
Bem, será que Desenvolvimento Sustentável se resume apenas à isto?
Claro, é um começo a se ensinar à crianças do fundamental. Mas pensar em Sustentabilidade passa por algo muito mais importante, algo muito mais central tematicamente falando.
Pensem em mudar seus hábitos de consumo não só da água ou energia, mas dos produtos que nos são "empurrados" à força, à "guela" baixo, através da mídia comprada pelos vorazes e insaciáveis donos das empresas que fazem parte da Coorporação Mundial.
Hoje se lança no mercado, por exemplo, um tocador de músicas (dói menos o ouvido music player, MPalguma coisa), a multidão consumista hipnotizada pela mídia, acaba seus estoques em dois tempos. Mal dá o tempo de se aprender a utilizar todos os recursos do aparelho, já saciando-se, a empresa "se sente obrigada" a lançar outro modelo que tenha um botãozinho a mais. Antes era o MP3, dois meses depois MP4.....MPn+1.......e o povo compra, e compra, e compra, um tocava música, outro já se assiste vídeo, o próximo já tira foto, o outro já serve como celular com 1 chip, o próximo serve como celular para 2 chips...........e assim continua a festa dos $$$$.
Onde para tudo isso???? No tão problemático meio-ambiente.
Para se produzir tudo isso, quem sofre é o MEIO-AMBIENTE.
Então, vamos cair nessa propaganda, finaciada por eles, economizar nossos recursos para eles utilizarem?
Nós utilizamos esses recursos naturais para nossas necessidades imediatas, não para lucrar-mos em cima delas.
Sermos mais eficientes no consumo de bens manufaturados, faz com que eles passem a pensar duas vezes antes de pruduzir esses supérfluos desnecessários, me desculpe pelo pleonasmo, mas para alguns algo supérfluo é muito necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário